sexta-feira, 24 de agosto de 2007

BENÇÃO E MALDIÇÃO

Benção, Maldição e Amarras diabólicas
Nós fazemos parte de uma árvore histórica de gerações. É bobagem pensar que apenas somos produtos de nossas próprias decisões e vontades. (Ainda que isto nos isente de nossas responsabilidades, em meio a todas as influências não temos o direito de nos isentar de nossas culpas). Estamos inscritos num contexto de histórias de gerações.
Na bíblia vemos que várias gerações existiram e contribuíram para a formação de um grande homem.
Ex.: Davi, a paternidade de Jessé sobre Davi é registrada em toda bíblia.
Em Crônicas 2:3-15 vemos que:
“ Jessé era filho de Obede, que era filho de Boás com Rute, portanto no sangue de Davi estava a herança de um moabita de fibra e caráter tanto de Boás como de Rute”.
Herdamos e possuímos a herança genética de até 10 gerações. Creio que por isto, a genealogia de Jesus foi tão completa. Os escribas registraram todos os nomes positivamente para formar a herança genética de Jesus.
Nos cromossomos estão impressos as características às vezes dominantes, às vezes recessivas de todos os nossos antepassados. Quando estes se encontram com os cromossomos da mulher, defini-se as características encontradas. Porém na carga genética fica todo potencial, todos estão impressos, e estas são as heranças assimiladas. E é ai que reside as enfermidades genéticas. Uma pequena deformação dos cromossomos é suficiente para transmitir toda herança de doenças geneticamente transmitidas.
E por que existe aquela alteração de cromossomos ?
Ø Pôr causa das maldições, dos pactos que nossos antepassados fizeram.
Ai entra todo princípio da árvore genealógica. Por isso é importante fazer a árvore genealógica. Como foram os nossos antepassados, suas vidas, suas práticas, seus vícios, etc. À partir daí discernir se existem maldições que entraram na família e através da oração quebrar.
Temos que interceder, pedir perdão pelos pecados que aqueles antepassados fizeram e quebrar pactos que fizeram.
Ø O milagre da genética em nossas vidas está em nossa formação, existe um espermatozóide entre cento e cinqüenta milhões que vai alcançar o óvulo e o óvulo é um dentre quinhentos mil; nesta proporção somos um dentre milhões. Portanto não nos culpemos ou nos sintamos descriminados, se Deus tinha milhões de opções dentre os espermatozóides e os óvulos que Ele poderia ter usado. Ele utilizou aquele que possuía aqueles gens e o resultado saiu você, com toda essa carga genética que lhe foi transmitida.
Temos que ver as positivas que precisam ser aproveitadas e as heranças negativas que precisam ser quebradas.
Espíritos familiares

Êxodo 20:5 diz: “Visitarei a maldade dos pais nos filhos até terceira e quarta geração, daqueles que me aborrecem”.
Existe uma transmissão de heranças espirituais das gerações passadas para nós; estas heranças tanto podem ser uma benção como uma maldição.
Deus disse que visitaria a maldade dos pais nos filhos: Como isso acontece ?
Deus tão somente entrega aquela família ou indivíduo a sofrer ações de espíritos que induzam sua família (seus antepassados) a práticas pecaminosas, dessa forma as heranças espirituais são transmitidas. (O provérbio se cumpre - Tal pai, tal filho).
Mesmo que os filhos tenham sido marcados pelos distúrbios dos comportamentos; era de se esperar que não repetissem os mesmos erros, mas isto não acontece. São marcados e moldados pelos espíritos que agiram em seus pais e mais cedo ou mais tarde irão demonstrar as mesmas tendências, vícios e comportamentos.
Ver exemplos: suicídio, adultério, alcoolismo, temperamento violento, jogos de azar, etc.
A bíblia na versão King James - versão inglesa:
Levítico 19:31 e Levítico 20:6 diz:
“Não voltareis para os que tem espíritos familiares para serdes contaminados por eles”.
“A alma que se voltar para espíritos familiares, eu me voltarei contra ela e a eliminarei do meio do meu povo”.
Nas traduções em português usamos as palavras: necromantes, adivinhadores, feiticeiro.
Ø Em inglês usa o termo espíritos familiares para demonstrar que estes espíritos de adivinhação, necromancia, feitiçaria, passam de geração em geração.
Há um acompanhamento por parte desses demônios sobre as famílias, eles transmitem os mesmos vícios, comportamento e atitudes.
Nas culturas orientais o elo familiar é mais forte, os filhos tem uma total assimilação do comportamento dos pais, e mesmo na nossa civilização ocidental os elos de transmissão são fortíssimos.
Esse texto da bíblia, estabelece que a justiça e a iniquidade são pessoais e as conseqüências delas, na vida das pessoas, também são.
As conseqüências do pecado e da justiça, a nível de juízo de Deus é pessoal sim, mas a nível te transmissão de vícios e comportamentos não. O distúrbio de comportamento de uma pessoa, afeta toda relação que ela possui com os demais; Deus não imputa o pecado e o juízo no filho, por causa da iniquidade do pai, mas o filho sofre, em sua vida, as conseqüências.
O futuro daquele filho será determinado por seus atos de justiça ou iniquidade; mas as conseqüências das atitudes de seus pais, ele as sofrerá em sua vida. Sem dúvida, estes fatores irão interferir em seu futuro. Contudo, o filho poderá quebrar aquela cadeia de transmissão hereditária ou reforçá-la por sua própria conduta.
Benção ou Maldição

Salmo 109:17-19 : “Visto que amou a maldição, ela lhe sobre venha; pois não desejou a benção, ela se afasta dele...”
Ø Tanto a benção como a maldição é uma força concreta.
· Jacó abençoa seus filhos - Benção Profética - Genêsis 49
· A força de uma benção - Jacó e Esaú - Genêsis 27.
· Uma benção proferida e o cumprimento dela. Josué amaldiçoa quem reerguesse Jericó; Josué 6:26 profere, se cumpre em I Reis 16:34.
Vemos o poder que existe na verbalização das palavras. Aquilo que proferimos ou abençoamos ou amaldiçoamos.
Ø Nossas palavras são materiais que damos ou para o Espírito Santo agir ou para espíritos malignos. Por isso a bíblia condena os maldizentes. Com nossas palavras ou edificamos ou destruímos.
As palavras constróem ou destróem

Tiago 3:6 “Vede que uma fagulha põe em brasas tão grande selva”.
· As palavras tem poder de encorajar ou abater.
· Despertam alegria ou tristezas e angústias.
Por causa de palavras não medidas, duras e desprovidas de misericórdia, lares são destruídos, filhos abandonam os pais, amizades são rompidas. Provérbios 15:1 diz: A palavra dura suscita a ira”.
Mateus 12:36-37 “Pelas tuas palavras serás justificado ou condenado”.
Nossas palavras podem alimentar ou anular a ação de Satanás.
Salmo 141:3: Davi temia falar irrefletidamente e diz : “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”.
Provérbios 18:21 : “A morte e vida estão no poder da língua”.
Há pessoas que vivem amaldiçoando tudo:
· Amaldiçoam o salário;
· Amaldiçoam o emprego;
· A família:
· Os pais;
· Os filhos.
As palavras são sementes que caindo em solo propício, e achando condições favoráveis, germinam, crescem, frutificam.
São dois os seus frutos: Benção ou maldição.
Tiago 3:10 diz :”De uma só boca procede benção e maldição”.
Ø Maldição é a autorização dada ao diabo por alguém que exerce autoridade sobre outrem, para causar dano à vida do amaldiçoado.
Na maioria das vezes não temos consciência de estar passando-lhe esta autorização; em geral fazemos mediante prognósticos negativos, que é popularmente conhecido como “rogar pragas”. É um dizer profético negativo sobre alguém.
De modo geral é no momento de ira ou descontrole emocional, ou em decorrência de um desejo frustado, de alvo não alcançado, que proferimos maldições como:
· Um dia você vai implorar a minha ajuda.
· O que você fez comigo outros farão com você.
As pragas se cumprem:
Por desconhecer o poder das palavras muitos vivem amaldiçoando. Quando usamos os lábios para amaldiçoar estamos chamando a nós o que existe no inferno.
As maldições trazem opressão e possessão demoníacas.
· Opressão opera de fora para dentro.
· A possessão de dentro para fora.
( Ex.: a expressão: O diabo que te carregue. )
Nossas palavras semeiam benção e maldição:
· Sobre nós mesmos.
· Sobre os outros.
Quando criticamos, difamamos, murmuramos, abrimos brecha para o inimigo. Então ele apresenta planos, projetos e idéias, que provocam situações favoráveis à sua atuação.
Conhecemos bem a história da figueira que Jesus amaldiçoou. Jesus estava com fome e foi procurar fruto nela. E, não encontrando senão folhas, Jesus disse: “Nunca mais coma alguém fruto de ti”. - Marcos 11:14.
E no dia seguinte a figueira estava seca, dos brotos à raiz.
Por que Jesus fez isso ?
Para mostrar aos seus discípulos quão profundo pode ser o alcance da maldição. Também para que soubessem o poder que pode ter as palavras, porque logo em seguida ele acrescenta: verso 23 - “Se alguém disser”... Palavras podem secar uma figueira ou transportar um monte. Portanto é muito temerário amaldiçoar.
Não amaldiçoemos a nós mesmos, com frases tais como:
· Eu sou um idiota.
· Eu não presto para nada.
· Meu destino é sofrer.
· Eu sou mesmo azarado.
· Nasci para ser um fracasso.
· Nunca vou vencer na vida, etc
Tudo isso é dito com uma dose de ira e desprezo por si mesmo. Afirmações desse tipo tem o poder de tornar inútil a vida de qualquer pessoa.
“Amou a maldição: ela o apanhe; não quis a benção, aparte-se dele”.
Salmo 109:17.
Outros vivem se depreciando fisicamente. Consideram-se feias, não gostam do seu cabelo, ou nariz, ou da boca; acham-se muito gordas ou muito magras, altas baixas. Não estão satisfeitas consigo mesmas; não aceitam como são, e por isso vivem um verdadeiro drama pessoal.
A parábola das dez minas o servo mau se condenou com suas próprias palavras; sua boca determinou seu julgamento:
“Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. Respondeu-lhe: Servo mau, por tua boca te condenarei”. Lucas 19:21-22
Pilatos durante o julgamento de Jesus, ao perceber que em nada conseguiria favorecê-lo, lavou as mãos e disse: “Estou inocente deste Justo, fique o caso convosco.
Todo povo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue, e sobre os nossos filhos”. Mateus 27: 24-25.
E foi o que aconteceu com os judeus; guerras, derramamento de sangue, morte e exílio.
Ø Não chamemos a maldição sobre nós.
Não amaldiçoemos os outros
Ex.: História da mulher que o marido estava ensinando a dirigir automóvel. O homem estava paralítico por uma palavra que disse a sua esposa. “Você é burra. Muito burra. Não aprenderá nunca; você não aprende nada”.
A esposa ficou silenciosa por alguns momentos, cabeça baixa, pensativa. Depois olhou firmemente o marido e, descarregando toda sua mágoa e ira, sentenciou: “Posso ser o que você disse, mas esta “burra” que não aprende nada, um dia haverá de ouvir você implorando que o leve para o hospital dirigindo este carro; mas esta “burra” que não aprende nada, não o fará. Mesmo que você grite, não aquele grito de estupidez, mas de dor, e até chore, não o atenderei. E levantando o lençol mostrou as pernas paralisadas. Tudo o que ela falou se cumpriu. Ele estava com câncer, e tinha 30 dias de vida”. - Livro Benção e maldição - Jorge Linhares.
Há pessoas que tem um prazer mórbido de depreciar os outros por causa da aparência física.
Criticam a magreza, a obesidade, o modo de andar, o modo de falar, os cabelos, a calvície , tudo enfim.
Ex.: A história de Eliseu. Quando certos jovens começaram a zombar da sua calvície. Estavam zombando de um profeta de Deus. E Eliseu os amaldiçoou. No mesmo instante duas Ursas saíram do mato e mataram 42 daqueles rapazes.
Cidades amaldiçoadas. Praga de padre. ( Anhembi. )
Não amaldiçoemos as autoridades.
Êxodo 22:28; Eclesiastes 10:20 Não amaldiçoemos as autoridades espirituais.
Atos 23:5 Paulo se retratou quando soube que estava diante do sumo sacerdote.
I Timóteo 2: 1-4A bíblia nos ensina a abençoarmos as autoridades e orarmos por elas.
Ø Não devemos amaldiçoar nosso filhos, mas abençoar.
Pais que chamam os filho de burros, maricas, malandrinho, safadinho, moleque, vá para o inferno, vou te matar, diabinhos, anjinhos com rabinhos, etc.
Costume de pedir a benção dos pais.
· Abençoar no ventre, com imposição de mãos.
· Abençoar quando saem. Quando vão brincar, trabalhar.
Ø Casamentos que não tiveram a benção dos pais
Nomes próprios e seus significados. Qual a sua influência ?

· Daniel = Deus é meu juiz.
· Misael = quem é como Deus ?
· Azarias = Deus é meu socorro.
· Ananias = Deus é misericordioso.
· Maria das Dores.
· Mara = amargura.
· Dolores = Dor.
· Adriana = deus das trevas.
· Cláudio = coxo, aleijado.
· Aparecida = sem origem.
Homens que Deus mudou seus nomes.
· Jacó = enganador, trapaceiro. Israel = campeão ou vencedor. A nação de Israel não é filhos do trapaceiro, mas filhos do vencedor.
· Saulo = altivo, grande, soberbo. Paulo = pequeno.
· Simão para Pedro = Petros = fragmento de rocha.
Como vencer os sentimentos negativos

Olhando às circunstâncias do ponto de vista de Deus.
Ex.: Josué e Calebe viram a possibilidade de vencer os inimigos e tomar a terra. Os demais espias viram os gigantes.
Ex.: Davi e Golias. Os israelitas viram que Golias era grande demais para ser enfrentado. Davi viu que: a testa do gigante era grande demais para errar uma pedrada.
II Coríntios 5:7, II Coríntios 4:18
Muitos cristãos se preocupam demais com seus sentimentos.
Exageram na importância deles.
Efésios 6:13 fala do dia mal. Qual dia mal ?
· Sabemos que temos que andar pela fé e não pelos sentimentos, mas é muito comum voltar ao hábito de tomar decisões e julgar nossos valores pessoais ou nossa espiritualidade baseados no que estamos sentindo.
· Até que ponto nossas emoções são importantes ?
Ø Para se ter uma resposta correta precisamos descobrir o ponto de vista de Deus.
Creio que Deus se preocupa com nossos sentimentos, mas muito mais com nossas : Ações , Pensamentos e Palavras
Não encontramos na palavra de Deus nada como devo me sentir:
Os ensinamentos são claros sobre:
1 - Como devo me comportar.
2 - Como devo pensar.
3 - Como devo falar.
A razão disso é que Deus sabe que de nada adiantaria ordenar como o homem deve se sentir, já que Ele nos criou incapazes de obedecer esse tipo de ordem. Não há como decidirmos como vamos nos sentir.
A certas coisas que podemos decidir com a ajuda de Deus:
· O que fazer.
· O que pensar.
· O que dizer.
Deus nos dotou com capacidade de usar nossa vontade para fazer nossas escolhas. Mas não existe escolha ou decisão que possa produzir as emoções que gostaríamos de sentir.
Podemos decidir:
· O que fazer .
· O que pensar.
· O que dizer.
Os sentimentos são controlados ou são conseqüências dos:
· Nossos pensamentos
· Ou palavras que dirigimos a nós mesmos.
( Mais a frente vou abordar esse assunto ).
Por desígnio de Deus, nossos sentimentos (emoções) são reações involuntárias aos pensamentos que ocupam a nossa mente e as palavras que nos afloram aos lábios, principalmente as que dirigimos a nós mesmos. - O CONTROLE DAS EMOÇÕES DEPENDE DIRETAMENTE DO CONTROLE DE NOSSOS PENSAMENTOS E PALAVRAS.
De certa forma os nossos sentimentos são semelhantes aos nossos sonhos:
São provocados por nossos pensamentos, porém não são racionais ou confiáveis. Como os sonhos nossos sentimentos revelam muita coisa a nosso respeito, pois espelham o nosso subconsciente. No entanto não devemos confiar neles para orientar nossas decisões, e nem valorizá-las demasiadamente, pois podemos correr o risco de perder a objetividade, caindo num mundo de introspecção e misticismo.
Outro perigo : deixar os sentimentos se multiplicarem - um sentimento negativo tende a gerar outros sentimentos negativos.
Ex.: Uma depressão pode gerar um sentimento de culpa por estar deprimido.
Especialmente o crente pode se sentir culpado. Porque crente não pode ser assim.
Ø ANTICONCEPCIONAL - negar aos sentimentos negativos o direito de se reproduzirem e dominar nossas vidas.
Não admitir sentimento de culpa - por exemplo: se eu fosse um crente mais espiritual não teria esse tipo de sentimento.

Como podemos controlar nossos sentimentos?

Só podemos fazê-lo indiretamente, na medida que PENSAMOS E FALAMOS DE MODO CORRETO.
Começamos a nos sentir melhor quando corrigimos nossa forma (maneira) de pensar: SOBRE DEUS, SOBRE NÓS MESMOS, A RESPEITO DOS OUTROS E DAS CIRCUNDTÂNCIAS QUE NOS CERCAM.
A mais de 100 anos CHARLES FINNEY (evangelista e teólogo) afirmou:
“Estou consciente de que não consigo, por meio de um esforço direto, sentir-me como quero e como quero. Sei que meus sentimentos e todos os estados e fenômenos da sensibilidade são apenas indiretamente controlados por minha vontade. Por um ato de vontade eu posso ordenar ao meu intelecto que considere certos fatos, e desta maneira posso afetar minha sensibilidade e produzir um determinado estado emocional”.
Provérbios 23:7 “Como imagina em sua alma assim ele é”.
Esta passagem deixa claro que os sentimentos, as paixões e o comportamento do homem são determinados por sua maneira de pensar.
As autoridades no assunto afirmam que os nossos PENSAMENTOS determinam como iremos sentir e nos comportar.
Se isso é verdade precisamos aprender a PENSAR corretamente.
Muitos vivem pensando de forma destrutiva há tanto tempo, que nem percebem mais quando seus pensamentos são: NEGATIVOS - CRÍTICOS - PREJUDICIAIS.
Além desses fatores existe a influência SATÂNICA. Ele sabe que os nossos pensamentos são importantes, sabe que se conquistar a mente do homem conquistou todo homem MENTE (SEDE DA ALMA).
Por isso procura alimentar-mos de pensamentos distorcidos, enganosos, confusos, para nos deixar desanimados, derrotados e com um senso de condenação.
Ele sabe que não possui argumentos que possam competir com a palavra de Deus; por essa razão nos incentiva a pensar MEIAS-VERDADES, que não refletem o que sentimos quando estamos deprimidos, à seguir constrói com argumentos fortes com base em fundamentos errados (falsos).:


Algumas mentiras que ele mais usa

· Você fracassou e por isso será sempre um fracasso. É melhor desistir de seus planos.
· Deus não responderá sua oração; nunca responderá, você está perdendo tempo orando assim, deixe disso !
· Você teve um pensamento impuro, logo você é impuro e sempre será impuro já que não consegue mesmo mudar; por que se entrega aos seus desejos e curte sua impureza um pouco ?
· Você disse que perdoou aquela pessoa, mas está sempre com esse sentimento de ódio novamente, é melhor reconhecer que não adianta; afinal ela não merece mesmo o seu perdão.
É fácil perceber os erros contidos nestas frases, quando as vemos por ESCRITO, mas quando nos sentimos DEPRIMIDOS, INÚTEIS E CONTAMINADOS essas afirmações parecem confirmar as opiniões que já temos a nosso respeito. Não conseguimos enxergar que Satanás está tentando nos desistir da luta, para que ele possa vencer-nos.
SOLUÇÃO: Troque os pensamentos errados por pensamentos corretos. Troque palavras destrutivas por fortes afirmações da verdade.
Todos nós conversamos SOZINHOS. Às vezes em voz audível, às vezes só em pensamentos. Talvez você pense que as coisas que fala sozinho não são importantes, engano seu; são mais importantes que aquilo que falamos aos outros, pois nós somos nosso companheiro constante.
Ø Devemos selecionar muito bem as palavras que dirigimos a nós mesmos.
Salmo 19:14 diz: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença”.
As melhores palavras são aquelas que encontramos na bíblia e nas afirmações que fazemos baseados nas verdades bíblica.
Ø Vós já estais limpos pela palavra. ( é água de Deus )
Hebreus 13:5 “Pois ele disse: Não te deixarei nem te desampararei”.
· Promessa de Deus
· A consciência da presença de Deus é o auxílio para atravessarmos a maioria das provações.
Mas ele, o escritor, movido pelo Espírito Santo, vai além, nos ensina como aplicar a promessa de Deus:
Verso 6: Assim afirmemos, afirmemos confiadamente. Outra tradução: Assim com confiança ousemos dizer: o Senhor é meu auxílio; não temerei; que me poderá fazer o homem ?
Ø Percebeu qual o segredo ? ASSIM AFIRMEMOS CONFIADAMENTE !
Baseados na palavra de Deus, podemos RENUNCIAR as palavras NEGATIVAS que costumamos dizer, e em lugar delas, aplicar as palavras bíblicas às circunstâncias que estejamos atravessando, fazendo AFIRMAÇÕES DE VITÓRIAS, POSITIVAS E VERDADEIRAS.
Ø A palavra do Senhor é a arma para a nossa vitória.
Filipenses 4:8 diz o que deve ocupar nosso pensamento.
II Coríntios 10:4,5 A palavra de Deus é a única capaz de destruir: Fortalezas - Sofismas - Raciocínios - Altivez, etc.
Efésios 6:17 fala do capacete da salvação. Usa-se na cabeça para proteção. Espada do Espírito = palavra de Deus. Com a palavra me defendo das setas e contra-ataco desfazendo as mentiras de Satanás e ando na verdade de Deus.


Pb bernardino de sena filho

Nenhum comentário: